Artesanato

Cinco ideias criativas para customizar caixa MDF

26.04.2019

Caixas de MDF são muito versáteis, além de decorar qualquer ambiente, funcionam para organização

Assista ao nosso vídeo sobre pintura de madeira com Laca!

Existem muitos motivos para você decidir customizar caixas de MDF, não apenas tornando-as úteis na sua casa, mas também decidindo vender para ter uma renda extra ou dar de presente. Além do mais, artesanato é sempre uma ótima maneira de relaxar e passar o tempo, sendo um ótimo hobby.
Para motivar você a exercer sua criatividade através do artesanato em MDF, trazemos no post de hoje cinco ideias de métodos diferentes para customizar caixas de MDF da forma que preferir. São formas fáceis e que dão um resultado superbonito!

1 – Decoupage
2 – Craquelê
3 – Respingado
4 – Esponjado
5 – Metalizado

1 – Decoupage


A decoupage é uma técnica muito democrática, porque para fazer, você não precisa de nenhum talento com o pincel! São usados guardanapos, jornais ou papéis específicos para a isso, depois, apenas cola e verniz. As possibilidades visuais são infinitas. A caixa de MDF vai ficar irreconhecível e com uma aparência profissional.

 

2 – Craquelê


Essa técnica oferece muitas possibilidades, pois pode ser usada sozinha, dando um resultado simples e bonito. Mas também pode ser um toque a mais em diversas outras técnicas. Também é bastante fácil de fazer, pois o efeito é devido aos matérias usados. Você precisa apenas pintar a caixa uniformemente e escolher entre dois métodos: o que usa dois ou um verniz.
É possível combinar o craquelê com a decoupage para customizar a caixa de MDF, ou fazer uma pintura junto com o craquelê, seja uma figura ou utilizando as técnicas que vamos falar a seguir: respingado, esponjado e metalizado.

 

3 – Respingado


Usar esse método é tão fácil que você pode fazer até com crianças, é ótimo despertar o lado artístico e criativo desde cedo. Depois que você passar uma demão uniforme de tinta na caixa de MDF, basta molhar o pincel em outra cor de tinta acrílica e respingar na caixa. O efeito é imprevisível e único!

 

4 – Esponjado


Também muito fácil, o esponjado não depende de muito talento para ser executada. Com uma esponja nova de cozinha tomando o lugar de um pincel, o resultado será determinado pela forma que vai ser aplicado. Pode ser feito movimentos perpendiculares e circulares, ou dando batidas com a esponja na superfície da caixa de MDF.

 

5 – Metalizado


Para o efeito metalizado, basta usar uma pasta especial. Esse também é um acabamento que pode ser unido a outras técnicas. E não é apenas o dourado e o prateado que tem vez no metalizado, existem diversas opções de cores. O resultado é uma caixa de MDF sofisticada, ótima para decorar sala e quarto.

Onde encontrar material para artesanato em MDF

Seja qual for a maneira que você escolher para customizar as caixas de MDF, vai encontrar os materiais necessários na Proplastik. Sejam tintas, pinceis, papeis específicos ou guardanapos decorados para decoupage. Também encontrará caixas de de MDF em vários formatos, prontas para serem customizadas.
Na Proplastik, você encontra o que precisa, além de curso de artesanato para tornar você um profissional em diversas técnicas, pode até começar a vender as suas peças!


A Proplastik possui mais de 30 anos de história, com unidades em Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. É oferecido aos clientes mais de 60 mil produtos, sendo alguns deles: produtos naturais para uma alimentação saudável; cursos de culinária e cursos de artesanato (seja em caixa mdf, tecidos, feltros, entre outros); artigos para decoração de festa; fantasias femininas, masculinas e infantis e muito mais.

Inscreva-se e conte com dicas, receitas, tutoriais e muito mais!

Enviar

Você também vai querer ler

Navegue pelo menu categorias