Cursos Proplastik, Produtos Naturais Proplastik

Comida gostosa também pode ser funcional! Veja opções de pratos para uma alimentação saudável e saborosa.

03.05.2019

Cursos de culinária podem te ajudar a ter uma alimentação saudável

Hoje em dia emagrecer não é o único foco das pessoas que começam a mudar alimentação. Ainda mais que isso, atualmente a maioria das pessoas tem se preocupado muito mais com a alimentação saudável, diminuindo o consumo de produtos industrializados e dando preferência a produtos naturais, por exemplo.

Mas aliado a tudo isso, ainda é possível melhorar a alimentação consumindo produtos funcionais, a maioria deles sendo cereais, através de pratos que vamos sugerir no post de hoje. Muitas vezes, algumas substituições em receitas comuns já transforma a refeição em funcional. Cursos de culinária focados em alimentação saudável podem ajudar muito, pois tendo um cervo de receitas funcionais você foge da rotina de fazer apenas as receitas convencionais.

O que são produtos funcionais?

Canja de galinha funcional

Guacamole funcional

Bolo funcional

O segredo da alimentação saudável

 O que são produtos funcionais?

Produtos funcionais são alimentos que, além funções nutricionais básicas, ainda trazem algum benefício específico à saúde. Podem também ajudar na prevenção de doenças.

No entanto, não basta apenas comer esses produtos eventualmente. Além de consumi-los regularmente, eles precisam fazer parte de uma dieta equilibrada. Por exemplo, não é viável comer alimentos funcionais que visam prevenir a diabetes, mas consumir doces excessivamente.

Por isso a importância de aprender diferentes receitas que você possa usar nas refeições diárias. Dessa forma se torna um hábito consumir refeições funcionais e não apenas produtos funcionais pontualmente. A parte legal de fazer um curso de culinária é que você vai entender a função de cada ingrediente em uma receita, isso vai te dar  a possibilidade de começar a arriscar suas próprias receitas.

Canja de galinha funcional

Com a chegada do Outono, o tempo esfriando pede por um caldo, não é? Essa canja é um exemplo que substituições pode transformar um prato e deixá-lo funcional. Nesse caso, você pode substituir arroz por quinoa, e a batata inglesa (a comum), por batata doce.

Além de não possuir glúten, a quinoa, contém todos os nove aminoácidos essenciais. Ela também é rica em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E, bem como diversos antioxidantes.

A batata doce, apesar de ser fonte de carboidrato, possui baixo índice glicêmico pois a absorção é mais lenta, evitando picos de insulina. Possui vitaminas A, C e E, assim como vitaminas do complexo B.

Guacamole funcional

Essa é uma receita que, além de fácil, é coringa porque permite várias combinações. A guacamole é originária do México, e companha diversos pratos por lá. Nesse caso, a sugestão é apenas adicionar chia à receita original. O sabor vai continuar delicioso, mas vai deixar o alimento funcional e agregar uma textura a mais.

Se você não souber a receita, aqui está: basta amassar um abacate maduro, adicionar um tomate picado, o suco de um limão, pimenta, cebola, alho picados e sal e à gosto, e uma colher de chá de chia (o ideal é você adicionar a chia aos poucos, adaptando ao seu paladar). Mexa tudo e está pronto! Você pode combinar a guacamole com torradas, petiscos e carnes.

 

Bolo funcional

Quando sentir vontade de comer bolo, opte por bolos funcionais. Existem diversas receitas que substituem farinha de trigo por farinha de arroz, amêndoa ou mesmo farinha de trigo integral. Substituir a manteiga ou margarina por óleo de coco ou girassol também torna a receita mais saudável. Bolos com sabor de frutas, como banana ou maçã, são melhores para esse fim. Mas usar cacau em pó ao invés de chocolate ou achocolatado em pó deixam você comer um bolo de chocolate sem culpa. É claro, só não vá comer a forma inteira!

É importante que você busque por receitas específicas de bolos funcionais, pois substituir algum ingrediente pode fazer a receita dar errado.

O segredo da alimentação saudável

Além de produtos naturais serem aliados de uma alimentação saudável, a quantidade do que você come é muito importante. Por exemplo, a batata doce é funcional, diferente da inglesa, mas isso não significa que você possa comer um monte de batata doce todos os dias. Quando se trata de alimentação, o importante é o equilíbrio. Para uma indicação correta de dieta e reeducação alimentar, procure sempre a orientação de um nutricionista.

Opte por produtos naturas, adicione cursos de culinária à gosto e tenha a receita para uma alimentação saudável

Se você quiser aprender mais receitas funcionais, inclusive receitas sem glúten ou lactose, a Proplastik tem! Inscreva-se em nossos cursos de culinária, temos aulas sobre bolos, cookies, pães e muito mais! São professores especializados, com quem você vai aprender muito sobre culinária e ingredientes funcionais, adquirindo um acervo de receitas funcionais para fazer todos os dias.

Em nossas lojas, recebemos os produtos naturais semanalmente. Por isso, podemos garantir que vendemos produtos frescos e sem conservantes, assim como também temos alimentos veganos e vegetarianos. Nós da Proplastik, além de garantirmos a manipulação isolada dos produtos naturais vendidos à granel, também garantimos a idoneidade dos nossos fornecedores, por isso, podemos ter a certeza de que oferecemos produtos livres de qualquer contaminação.

Não deixe de nos fazer uma visita e se inscrever em nossos cursos, aqui você vai encontrar tudo o que precisa, com qualidade, confiança e, claro, muito sabor.


A Proplastik possui mais de 30 anos de história, com unidades em Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. É oferecido aos clientes mais de 60 mil produtos, sendo alguns deles: produtos naturais para uma alimentação saudável; cursos de culinária e cursos de artesanato (seja em caixa mdf, tecidos, feltros, entre outros); artigos para decoração de festa; fantasias femininas, masculinas e infantis e muito mais.

Você também vai querer ler

Navegue pelo menu categorias