Faça você mesmo!

Veja qual a diferença entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado e quando você deve usar cada um!

15.03.2019

Você sabe como usar o chocolate puro, fracionado e hidrogenado?

 

Você já ouviu falar nos diferentes tipos de chocolate? Depois do puro, é mais comum ouvirmos falar de chocolate hidrogenado, pois seu gosto se sobressai aos outros. De fato, esse é o tipo menos puro dentre os três, já que leva menos cacau e mais gordura.

No entanto, não é só a título de curiosidade que vamos informar essas diferenças. Se você se aventura na cozinha para presentear amigos e familiares, ou mesmo se trabalha com o chocolate para vender e obter uma renda extra, é muito útil saber a diferença entre eles e quando usar cada um. Veja nosso post sobre como ganhar dinheiro com a Páscoa, onde damos dicas de doces que você pode vender nessa data.

Sabendo as diferenças entre os tipos de chocolate, você pode economizar usando o chocolate adequado — que pode ser um mais barato que o puro — e também melhorar a qualidade dos seus doces. Acompanhe os tópicos:

1 – Chocolate puro: o mais gostoso!
2 – Chocolate fracionado: para cobertura!
3 – Chocolate hidrogenado: mais um tipo cobertura!

1 – Chocolate puro: o mais gostoso!

Torre de chocolate • Como é
Como o próprio nome diz, esse é o tipo que leva mais cacau e por isso, é mais puro que os outro. Tem o sabor mais forte e concentrado e, claro, mais gostoso. Sua base é a manteiga de cacau sem adição de outra gordura, quanto melhor a qualidade, mais gostoso é.

• Quando é utilizado
É usado como ingrediente de recheio de bolos e tortas e também para doces modelados, como ovo de páscoa, bombom, pirulito e barra.

• Como usar
Para trabalhar com o chocolate puro, é necessário fazer a temperagem. Essa palavra vem de “temperatura” e não de “tempero”. Isso é feito para que o chocolate fique mais brilhoso, com a textura boa e que se torne mais fácil moldá-lo. A temperagem é feita aquecendo e resfriando o chocolate, isso pode ser feito misturando o chocolate derretido frio ao chocolate derretido quente, ou espalhando o chocolate derretido quente sobre o mármore e trabalhando com ele utilizando uma espátula. A temperatura quente e fria tem números específicos a serem alcançados e assim ser feita uma temperagem de qualidade.

2 – Chocolate fracionado: para cobertura!

• Como é
Nesse tipo, é adicionado gordura vegetal à manteiga de cacau. O resultado é um chocolate mais fluido e que também seca mais rápido, por isso é mais fácil usá-lo em cobertura.

• Quando é utilizado
O seu gosto é diferente do chocolate puro, então é melhor que não seja usado como estrela principal da receita, apenas para decoração, para banhos de chocolate — como em pão de mel — e casquinha de bombons recheados.

• Como usar
Não é necessário fazer temperagem quando for trabalhar com esse tipo de chocolate.

3 – Chocolate hidrogenado: mais um tipo cobertura!

• Como é
Para o chocolate hidrogenado é feita a completa substituição da manteiga de cacau por gordura vegetal. Por isso o gosto é tão diferente de um chocolate puro. Nesse tipo, há uma maior quantidade de gordura pouco saudável. A vantagem de usá-lo é que seu custo é bastante inferior aos demais.

• Quando é utilizado
Esse também é considerado um tipo de cobertura. Assim como serve para decorações de bolos e doces.

• Como usar
Pra trabalhar com o chocolate hidrogenado, não precisa fazer a temperagem dele. Ele também tem um manuseio mais fácil e tem maior resistência ao calor e a mudanças de temperatura.

 

Aprenda ainda mais!


Esclareceu suas dúvidas? Esperamos que com essas dicas você consiga deixar o sabor dos seus doces ainda melhor. Mas como conhecimento nunca é demais, nós da Proplastik oferecemos diversos cursos com certificado, bom conteúdo e valor acessível para te ajudar a fazer os doces mais gostosos. Seja para cozinhar para os amigos e familiares ou para garantir uma renda extra no fim do mês, não deixe de aprender mais e aperfeiçoar o seu conhecimento. Temos curso de confeitaria e curso de culinária no geral.

Nos nossos cursos de culinária você aprenderá receitas completas, como fazer ovo de páscoa, como fazer ovo de colher, ovo de páscoa sem glúten e sem lactose, low carb e vegano. Também receita de bolo, recheio para bolo e muitas outras delícias! É só clicar no link e conferir aqui mesmo no nosso site.

 


A Proplastik possui mais de 30 anos de história, com unidades em Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. É oferecido aos clientes mais de 60 mil produtos, sendo alguns deles: produtos naturais para uma alimentação saudável; cursos de culinária e cursos de artesanato (seja em caixa mdf, tecidos, feltros, entre outros); artigos para decoração de festa; fantasias femininas, masculinas e infantis e muito mais.

Você também vai querer ler

Navegue pelo menu categorias